home conheça o grupo Trabalhe Conosco Fale Conosco
Plano de Negócios

Plano de Negócios é o instrumento mais adequado para apresentação de sua Empresa aos diversos agentes envolvidos em seu negócio, tais como:

· Clientes, para vendas de seus produtos e serviços;
· Fornecedores, para outorga de créditos nas compras de matérias-primas e serviços;
· Bancos, para concessão de linhas de crédito e de financiamentos;
· Investidores, para acordos de participação no empreendimento; e
· Funcionários, para motivação das diversas equipes.

 

O Plano de Negócios é composto de várias seções que se relacionam e permitem um entendimento global do Negócio / Empresa de forma escrita e em poucas palavras.

Também é o primeiro passo para implantação, se for o caso, de um Programa de Recuperação Financeira, dentro do estabelecido na Lei nº 11.101, de 9 de fevereiro de 2 005  que substitui a antiga Lei de Falência.

Sucintamente, cada seção do Plano de Negócios possui a seguinte descrição:

Sumário Executivo
Onde é apresentada a síntese das informações que constam no Plano de Negócios. Deve ser dirigido ao público alvo do Plano e explicar qual seu objetivo em relação ao leitor.

Descrição da Empresa
Nesta seção é descrita a Empresa, seu histórico, crescimento / faturamento nos últimos anos, sua razão social, impostos, estrutura organizacional, localização, parcerias existentes, serviços terceirizados, etc.

Produtos e Serviços
Nesta seção são descritos os produtos e serviços da Empresa, como são produzidos, ciclo de vida, tecnologia empregada, pesquisa e desenvolvimento, principais clientes atuais, fatores de produção empregados, marcas e patentes, etc.

Análise de Mercado
Nesta seção é demonstrado o conhecimento da Empresa sobre o mercado de seu produto / serviço: como está segmentado, as características do consumidor, análise da concorrência, sua participação no mercado e a dos principais concorrentes, riscos do negócio, etc.

Marketing
Nesta seção é apresentado o Plano de Marketing da Empresa, demonstrando o mercado consumidor de seus produtos e serviços, como a Empresa pretende manter o interesse dos atuais clientes, conquistar novos e aumentar a demanda por seus produtos. Também são abordados os métodos de comercialização, diferenciais do produto / serviço para o cliente, política de preços, projeção de vendas, canais de distribuição e estratégia de promoção / comunicação e publicidade.

Plano Financeiro
Nesta seção são apresentados os números de todas as ações planejadas pela Empresa e as comprovações, através de projeções futuras, do sucesso do negócio e a necessidade de capital externo para tal êxito, se for o caso.

As projeções futuras deverão ser compostas por fluxo de caixa com horizonte mínimo de 5  anos, balanço, ponto-de-equilíbrio, necessidade de recursos, lucratividade prevista, prazo de retorno dos investimentos, etc.




Grupo Kewanne. 2011 Todos direitos Reservados
(54) 3039.2700 / 3039.2702
recepcao@kewannegroup.com